}

sexta-feira, 25 de julho de 2014

"FRALDINHA ASSADA COM CHIMICHURRI E BATATAS CORADAS DA MAMIS"

     Olá pessoal, olha aí que deliciaa outra sexta-feira chegou, final de semana frioo, o que fazer a não ser comerrr, kkkkkk.
     Então vai aí, uma receitinha deliciosa de fraldinha assada, que a minha mamis fez para a família, num almoço de domingo.
     Só para lembrar, tem gente que não conhece o Chimichurri, então procurei na internet umas explicações e estou postando aqui para vocês.

    O chimichurri é um molho tradicional na Argentina e no Uruguai, usado principalmente para fazer churrascos. Pode ser usado tanto para marinar a carne antes de fazer o churrasco, como para molhar a carne enquanto está sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta.
É uma espécie de vinagrete picante, à base de coentroalhocebolatomilhooréganopimenta vermelha moída, pimentão,louropimenta pretamostarda em pó, salsãovinagre e azeite de oliva. Sobre seus ingredientes, pode haver muitas variações, desde acrescentar ou substituir o coentro por salsinha, acrescentar orégano ou mesmo alfavaca (manjericão), até substituir o vinagre por suco de limão.
Numa receita, começa por se cozer em água alho e salsa picados, depois mistura-se orégão, piri-piri moído, sal e pimenta; finalmente, junta-se azeite e vinagre e, quando frio guarda-se em frascos na geleira. No entanto, noutras receitas, os ingredientes são processados em misturador, mas sem deixar que se transformem numa pasta. Para além do método de preparo, os ingredientes usados também variam com o gosto individual. 
Quando se usa para temperar a carne antes de assar (marinada), recomenda-se não deixar a carne mais de duas horas, caso contrário o sabor do molho se sobrepõe ao sabor da carne.
A única explicação plausível para o nome deste molho está ligada ao nome dum irlandês chamado Jimmy McCurry, que se terá oferecido para preparar este molho; como o nome dele era difícil de pronunciar para os argentinos, eles passaram a chamá-lo de “chimichurri”.  Outra possibilidade é a versão que dá sua origem na palavra basca tximitxurri, que significa mistura.





     INGREDIENTES
     1Kg de Fraldinha (mais ou menos)
     2 a 3 dentes de alho amassadinho
     3 colheres de (sopa) de azeite
     3 a 4 colheres (sopa) de chimichurri
     1 colher (sopa) de molho inglês
     1 colher (sopa) de Shoyo (molho de soja)
     1 caldo de costela ( ou de carne) dissolvido em 1/2 xícara de água morna
     Sal a gosto
     Cebola e tomate para vinagrete (quantidade que quiser)
     3 batatas cortadas em rodelas ou batata bolinha
     MODO DE FAZER
     Misture o alho amassado, com o azeite, o chimichurri, o molho inglês, shoyo e sal esfregue bem na carne e deixe numa assadeira na geladeira por no máximo 30 minutos, (pois o sabor pode ficar muito acentuado do tempero na carne) junte as batatas em rodelas ou bolinhas cruas em volta da carne, cubra com papel alumínio.
     Leve ao forno 220º c por mais ou menos 40 a 45 minutos, vá regando a carne com o caldo de costela ( ou de carne) as vezes para não ficar seca.
     Após esse tempo tire o papel alumínio, para que dê uma dourada na carne e nas batatas por 10 a 15 minutos.
     Agora vamos preparar o molho, junte o que restou dos temperos da carne, adicione as cebolas e tomates picadinho (para vinagrete), misture tudo, e acrescente mais um pouco de azeite.
     Sirva por cima da carne.
    DICA: Pode-se acompanhar com arroz branco, farofa e salada, hummmm!!!!
    BOM APETITE!!!!

 FONTE: TEXTO/ELAINE SARAIVA - RECEITA / MARILENE R. SARAIVA (MAMIS) - PESQUISA / GOOGLE
 FOTO: ELAINE SARAIVA